sábado, 10 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2007/2008

“O ciclo sem fim de idéias e ações,
Invenções sem fim, experimentos sem fim
Trazem conhecimento do movimento, e não da quietude,
Conhecimento da fala, e não do silêncio,
Onde está a vida que perdemos ao vivê-la?
Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento?
Onde está o conhecimento que perdemos na informação?”
T. S. Eliot

Embora o blog seja um instrumento de narrativa das atividades de 2009, é importante fazer uma retrospectiva sobre o que foi realizado no período de 2007 e 2008, relembrando algumas ações, os membros da equipe e os colaboradores que estiveram presentes nessa caminhada.

O porquê de um programa de qualidade de vida na Secis


No âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia, o PQVT se relaciona ao conteúdo da Portaria número 155, de 14 de março de 2002 e em seu anexo, o Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PDRH), conjunto de iniciativas de valorização do servidor. Entre os princípios e diretrizes, do PDRH, enuncia-se que as ações relacionadas à capacitação e motivação dos servidores deverão "propiciar o crescimento pessoal e profissional dos participantes", e também ao objetivo geral do Programa de Melhoria da Qualidade de Vida dos Servidores do MCT (PMQV) que propõe “criar condições culturais e organizacionais que contribuam para o desenvolvimento das equipes de trabalho no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia, a partir de ações transformadoras que possibilitem maior integração e comprometimento de seus servidores com sua missão: colaborar para o desenvolvimento sustentável dos processos de produção de ciência, tecnologia e inovação”.

Conceito de qualidade de vida

Ainda não há um consenso sobre a definição de qualidade de vida. A instituição que deu um primeiro passo para a construção de uma definição do termo “qualidade de vida” foi a Organização Mundial da Saúde com o desenvolvimento do instrumento World Health Organization Quality of Life (WHOQOL), um questionário de 100 questões para se avaliar os aspectos que fazem com que um indivíduo possa ter uma boa qualidade de vida[1]. Para tanto, a OMS reuniu especialistas de várias partes do mundo, que definiram qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (The WHOQOL Group, 1995). É um conceito amplo que abrange a complexidade do tema e inter-relaciona o meio ambiente com aspectos físicos, psicológicos, nível de independência, relações sociais e crenças pessoais.
[1] http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol-100.html
Ações 2007











Integral bambu

A oficina de bambuterapia aconteceu em novembro de 2007 e contou com a participação de 60 colaboradores da Secis.

Confraternização de Natal














2008

Origami
As dobraduras de papel, origamis, tiveram seus primeiros registros por volta do século X, no Oriente, popularizando-se ao longo do tempo. São consideradas um ótimo exercício para a criatividade, concentração, melhoria da memória e destreza manual. Utiliza-se da harmonia dos hemisférios cerebrais de maneira agradável e leve.Houve 30 participantes nessa oficina.
Dia dos pais
O CQV Cultural participou, em 6 de agosto de 2008, na comemoração do dia dos pais no Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento contou com a presença do Ministro da C&T, Sérgio Rezende, e teve a participação do maestro Alan Moreira (coral ecumênico da LBV).

O sítio do CQV na Internet reuniu todos os elementos que constituíram o Plano de Comunicação do Programa em sua fase inicial.

Foi o ponto de encontro dos colaboradores da Secis, que o utilizaram para responder pesquisas de opinião, saber das últimas notícias sobre oficinas, eventos e campanhas, manifestar idéias e apresentar sugestões, bem como espelhar a variedade de parcerias que estão se fortalecendo entre o CVQ e as instituições e profissionais que fazem com que o programa aconteça.
A imagem do sítio do CQV consolidou a identidade visual do Programa, com seu logotipo, símbolo de alegria, bem-estar e leveza na apresentação dos conteúdos.
Ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho (donde o qualificativo laboral), com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um especialista no assunto ou por alguém (do grupo) por esse especialista treinado. Acima, vê-se o grupo da Secis, em oficinas de ginástica laboral que ocorreram no dia 26 de setembro, com 40 participantes, em todos os departamentos da Secis.
Movimente-se!
A quick massage ajudou a combater e prevenir o estresse, a depressão e a ansiedade, promovendo o relaxamento físico e mental. Aconteceram quatro oficinas de quick massage, realizadas nos dias 10 de setembro, 14, 30 e 31 de novembro, com 50 participantes por oficina.
A ioga contribuiu para aumentar o equilíbrio físico, mental e emocional dos colaboradores. É uma atividade única ao permitir o alongamento de todas as partes do corpo e também a massagem dos órgãos internos e glândulas. Beneficia o sistema respiratório, ajuda o processo de relaxamento e estimula a circulação, aumentando a provisão de oxigênio em todos os tecidos. A oficina foi realizada em 26 de agosto em todos os departamentos da Secis, com a presença de 48 participantes.
Denise Pacelli apresentou, no dia 13 de agosto no auditório do MCT, as idéias que reuniu em seu livro “Resultado Positivo: Método de Emagrecimento Saudável”. Foi ouvida por um público ávido por saber como tornar a alimentação uma aliada no combate à gordura excessiva e prevenção de inúmeras doenças associadas aos maus hábitos alimentares. “Não coma qualquer coisa, pense se realmente vale à pena, pense no que este alimento está contribuindo para que você se torne a melhor pessoa que você poderia ser”, aconselhou Pacelli.

Acupuntura
As quatro oficinas de acupuntura aconteceram nos dias 10 de setembro, 14, 30 e 31 de novembro, contando com 50 participantes cada. A acupuntura é um tipo de medicina chinesa. Seu tratamento é feito por meio de estímulos dos pontos de energia do meridiano. A acupuntura é um método eficiente de tratamento tradicional, sua técnica é indolor, e consiste na introdução de agulhas ultrafinas em determinados pontos. Procura equilibrar os sistemas orgânicos, fortalecendo os mecanismos de defesa naturais do paciente e proporciona o equilíbrio harmônico na sua totalidade.
Estes pontos estão distribuídos sobre o tronco nervoso ou nas concentrações dos nervos mais finos, onde a acupuntura aproveita estes pontos diretamente para interferir nas atividades físicas e mentais dos corpos, proporcionando aos participantes maior disposição e bem-estar para exercerem melhor suas atividades no trabalho.
Terceira caminhada pela qualidade de vida
O CQV participou da Terceira Caminhada da Qualidade de Vida com o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, no dia 23 de setembro. Realizou oficinas de ioga, acupuntura, quick massage, reeducação alimentar, shiatsu, origami, pintura de rosto, exposição e degustação de produtos orgânicos.

Corrida
A equipe CQV/Secis participou da 1ª Maratona Ayrton Senna de Revezamento no Autódromo de Brasília no dia 19 de outubro com o tempo de 3h 38 min. A equipe também compareceu na corrida da Caixa Econômica Federal, realizada no dia 23 de novembro.
Semana do servidor
O CQV/Secis foi um parceiro de destaque na promoção da Semana do Servidor, concebida em parceria com a Associação dos Servidores do Ministério da Ciência e Tecnologia (ASCT), realizada no período de 28 a 31 de outubro. Entre as atividades, destacam-se as oficinas de origami, reeducação alimentar, quick massage, acupuntura auricular e místicas. Mais de 310 servidores participaram das oficinas. Houve também apresentações culturais de voz e violão, com a cantora Ariadna Alvim e os Tambores Japoneses (Taiko), no clube da Ascom.

Solidariedade
Participação do CQV na entrega dos kits de higiene pessoal e brinquedos no Instituto Vida Positiva, iniciativa da Coordenação Geral de Acompanhamento da Execução de Projetos de Inclusão Social (CGAP) − Secis.

Confraternização final do PQVT

A confraternização final do PQVT aconteceu em 19 de dezembro de 2008, na própria Secretaria de Inclusão Social do MCT.
Equipe CQV 2007-2008

Camila Anjos
Fernanda Sarkis
Flávia Germana
Leonardo Silva
Lidiane Queiroz
Marcelo Silva
Marcus Vinícius Franchi − Coordenador Geral em 2007/2008
Nathália Kneipp Sena
Virgínia Maria Feitosa Oliveira − Coordenadora do PQVT em 2008
Colaboradores

Contratados

Elce Guimarães
Palhaço Matraca
Rolf Eiras (acupunturista)
Benjamin Gaspar (quick massage)
Sergio e Paula (coffee break)
Michele Silva (lembrancinhas para o CQV)
Maria Beatriz (origame)
Vera Lúcia Cosac (ioga laboral)
Ariadna Alvim (voz e violão)
Taiko (tambores japoneses)

Voluntários
Camila Silva (nutricionista)
Carina Tafas (nutricionista)
Denise Pacelli (educadora alimentar)
Rolf Eiras (acupunturista)
Benjamin Gaspar (quick massage)
Silvio - RH (ginástica laboral)
João Camurça (origami)
Vera Lúcia Cosac (ioga laboral)
Maria Beatriz (origami)
Mavesper Ceridwem (tarô)
William Pimentel (horóscopo chinês e quiromancia)
Margot Shelders (tarô e astrologia)
Márcia Godoy (tarô)
Arlete Citrini (numerologia)
Palhaço Rivelindo
Escola Nacional da Acupuntura – ENAC (8 profissionais)
Instituto Brasileiro de Qualidade de Vida - IBQV-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e sugestões são bem-vindos. Agradecemos a visita.